Iridologia
A iridologia estuda a íris do olho de modo a diagnosticar doenças. Baseado na conexão, de que cada órgão do corpo humano, tem uma correspondência que o interliga à íris e que pode determinar se um órgão é ou não saudável, examinando a íris em vez do próprio órgão.
A iridologia é praticada por um naturopata, um quiropata ou um homeopata, nunca por um médico tradicional. Estes veem a íris do olho como parte que regula a entrada da luz. A íris é a parte colorida do olho que tem uma abertura contrátil no centro, a pupila, que permite a entrada da luz até à lente que leva os raios de luz ao foco, formando uma imagem na retina onde a luz atinge rodes e cones, causando a estimulação do nervo óptico e transmitindo impressões visuais ao cérebro. Médicos tradicionais também reconhecem que certos sintomas de doenças não oculares, podem ser detectados por um exame aos olhos. Até podem reconhecer e achar divertido que Iris era a deusa grega que personificava o arco-íris.
Na Clínica Eva Morena, a consulta de Iridologia, o teste e o laudo iridológico, são feitos por o novo IRIDOSCÓPIO Gold Professional de 2015, instalado com o programa CV Advance Iridology Analysis System, e com lente sintonizada de aumento 30x e captura de 8.0 Mega pixéis, com dimensões ergonómicas